Filosofia Clínica e Educação

Curso de Extensão

Filosofia Clínica e Educação

Professora Monica Aiub

Local: Instituto Interseção

Rua Martinico Prado, 26 cj. 25 - Santa Cecília - São Paulo - SP

Quartas, 6, 13 e 20 de abril

Horário: das 19:30 às 22:30 horas

Para inscrição –clique aqui

Educadores lidam, diariamente, com questões existenciais, sejam elas suas, dos estudantes ou dos demais profissionais com os quais trabalham. Indisciplina, dificuldades no processo de aprendizagem, dificuldades no convívio, projetos pautados em teorias distantes da realidade escolar, cobrança de resultados que desconsideram os contextos, são alguns dos entraves do cotidiano educacional.

Além disso, precisam conhecer os educandos e suas necessidades, precisam conhecer muito bem os conteúdos e métodos de suas disciplinas, e ainda desenvolver trabalhos interdisciplinares, relacionando os saberes de sua área às questões cotidianas. Considerando, ainda, o papel social do professor, a atividade acaba por se tornar desgastante.

Cientes destes contextos, propomos o curso de extensão Filosofia Clínica e Educação, com o objetivo de apresentar o instrumental da filosofia clínica e suas possíveis aplicações nos contextos educacionais, especialmente na sala de aula, como um recurso para o professor.

Ementa: O curso de extensão Filosofia Clínica e Educação apresentará o universo filosófico clínico, considerando as possibilidades de aplicação do instrumental da clínica filosófica nos contextos educacionais. Serão abordados instrumentos para auxiliar o professor na compreensão dos contextos de cada instituição, assim como as características próprias de cada turma. Tais instrumentos visam propiciar melhores escolhas acerca de materiais e métodos para o trabalho em sala de aula, assim como auxiliar o professor na resolução de problemas. No instrumental apresentado encontram-se os eixos centrais da atividade filosófico-clínica: Exames Categoriais, Estrutura de Pensamento e Submodos.

Público alvo: professores de quaisquer níveis de ensino, interessados na temática filosofia clínica e educação, filósofos clínicos que desejem atuar trabalhando com grupos.

Requisitos para cursar: Não há.

Carga horária: 9 horas.

Programa:

  • Interseções entre filosofia clínica e educação

  • Filosofia Clínica na sala de aula

  • Exames Categoriais: Pesquisando os contextos, o conhecimento de si e do entorno para além das teorias

  • Lendo a Estrutura de Pensamento de um grupo

  • Submodos na sala de aula

Metodologia: Será utilizado o instrumental da Filosofia Clínica para a leitura de situações do cotidiano escolar. Os conteúdos serão expostos e trabalhados através de dinâmicas e exercícios práticos, acompanhados de subsídios teóricos como fundamento.

Bibiliografia:

AIUB, Monica. Como ler a Filosofia Clínica: Prática da autonomia do pensamento. São Paulo: Paulus, 2010.

_____. Filosofia Clínica e Educação. Rio de Janeiro: WAK, 2005.

_____. Para entender Filosofia Clínica: o apaixonante exercício de filosofar. 2 Ed. Rio de Janeiro: WAK, 2008.

AIUB, M; HACK, O. Amizade, Conhecimento e Equilíbrio Interior. Rio de Janeiro: WAK, 2012.

AIUB, M; COSTA, C.M. Reflexões Epistemológicas: Diálogos sobre Filosofia Clínica e Educação. São Paulo: FiloCzar, 2016.

CARVALHO, J. M. Diálogos em Filosofia Clínica. São Paulo: FiloCzar, 2013.

COSTA, C. Filosofia Clínica, Epistemologia e Lógica. São Paulo: FiloCzar, 2013.

PACKTER, L. Semiose: Aspectos traduzíveis em clínica. São Paulo: FiloCzar, 2014.

SUCUPIRA, S. Crico, o ratinho pensador. São Paulo: FiloCzar, 2014.

Investimento: R$ 300,00 ou duas parcelas de R$ 180,00.

Para alunos do Instituto Interseção e associados da APAFIC, APROFFESP e

APEOESP: R$ 270,00 ou duas parcelas de R$ 150,00.

Para inscrição – clique aqui