institutointersecao.com.br

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Home

Introdução à Lógica

E-mail Imprimir PDF

Curso de Extensão

Introdução à Lógica

Professora: Monica Aiub

Segundas, das 16:30 às 18:30 horas

Início: 23 de março

Local: Instituto Interseção

Rua Martinico Prado, 26 cj. 25 – Higienópolis – São Paulo – SP

 

Para inscrição – clique aqui

 

             O que é lógica? Para que serve o estudo da lógica? Como afirmou Charles Sanders Peirce, poucas pessoas se dedicam ao estudo da lógica, porque a maioria considera que sabe raciocinar. Sabemos de fato ou conhecemos apenas nossa própria forma de raciocinar? Nossa forma de raciocínio nos permite conhecer a realidade ou apenas concluir aquilo que o mundo nos parece ser, sem uma correta investigação sobre o real? Nossa forma de raciocínio nos permite conhecer o que, de fato, pensa o outro?

        Apesar de ter seu estudo negligenciado por muitos, a lógica ocupa, em nossa sociedade, um lugar de destaque. Para defendermos nossas opiniões, para reivindicarmos nossos direitos, para provarmos que não estamos malucos diante de posicionamentos divergentes, para conhecermos o mundo a nossa volta, para pensarmos juntos e dialogarmos, e para muitas outras atividades, precisamos de lógica.

              Por outro lado, mesmo os cursos que possuem em seu currículo o estudo da lógica, dificilmente lhe dão o destaque, o tempo e a atenção necessários. Por isso, muitos estudantes concluem seus estudos tendo em seu currículo lógica, mas sem o estudo suficiente e, ainda, com um certo temor à disciplina.

           Para suprir a carência de estudos sobre lógica, propomos o curso Introdução à Lógica. Ele será o primeiro curso de uma série, que pretende estudar, passo a passo, no ritmo necessário aos estudantes, os elementos fundamentais da lógica e sua aplicação ao cotidiano, seja na leitura da realidade, ou na validação dos discursos.

 

Ementa: O curso de extensão Introdução à Lógica, será um estudo, passo a passo, dos elementos fundamentais da lógica. Com destaque para a importância da lógica e suas aplicações na sociedade contemporânea.

 

Público alvo: Professores, estudantes e demais interessados em estudar ou aprofundar seus estudos em lógica.

 

Requisitos para cursar:Não há.

 

Carga horária: 24 horas.

 

Programa:

Módulo 1: Dias 23 e 30 de março, 6 de abril

  • O que é lógica? Qual a sua importância no cotidiano?

  • Lógica e loucura.

  • Lógica e realidade.

 

Módulo 2: Dias 13 e 27 de abril e 4 de maio

  • Sistemas de Lógica.

  • O que é um sistema formal.

  • Lógica e linguagem.

 

Módulo 3: Dias 11, 18 e 25 de maio

  • Breve história da lógica: Dos Pré-Socráticos à atualidade.

 

Módulo 4: Dias 01, 15 e 22 de junho

  • Confluência dos diferentes sistemas de lógica na atualidade.

  • Pensamento diagramático e mapas conceituais.

  • Lógica interna e lógica das estruturas sociais: Direito, Comunicação, Relações Interpessoais, Relações Internacionais, etc.

 

 

Metodologia: Os conteúdos serão desenvolvidos a partir de leituras, debates e exercícios práticos.

 

Bibiliografia Básica:

COSTA, C. Filosofia Clínica, Epistemologia e Lógica. São Paulo: FiloCzar, 2013.

COSTA, N. Ensaio sobre os fundamentos da lógica. São Paulo: HUCITEC, 2008.

DOXIADIS, A. Logicomix: Uma jornada épica em busca da verdade. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

HAACK, S. Filosofia das Lógicas. São Paulo: UNESP, 2002.

HAIGHT, M. A serpente e a raposa: Uma introdução à lógica. São Paulo: Loyola, 2003.

HEGENBERG, L.; SILVA, M. Novo dicionário de lógica. Rio de Janeiro: Pós-Moderno, 2005. HOTTOIS, G. Pensar a lógica. Lisboa: Instituto Piaget, 2002.

KELLER, V.; BASTOS, C. Aprendendo Lógica. Petrópolis: Vozes, 2002.

KNEALE, W.; KNEALE, M. O desenvolvimento da lógica. Lisboa: Calouste, 1991.

MORTARI, C. Introdução à Lógica. São Paulo: UNESP, 2001.

PEIRCE, C. S. Ilustrações da Lógica da Ciência. São Paulo: Ideias e Letras, 2008.

RODRIGUES, A. Lógica. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

VELASCO, P. Educando para a argumentação. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

 

Investimento: 480 reais à vista ou quatro parcelas de 150 reais.

Para alunos do Instituto Interseção e associados da APROFESP e da APEOESP:

400 reais à vista ou quatro parcelas de 130 reais.

 

Ficha de inscrição

 

Última atualização em Qui, 19 de Março de 2015 16:59  

Formação em Filosofia Clínica 

Cursos de Extensão em andamento

Panorama da História da Filosofia - De agosto a novembro, quintas, das 20 às 22 horas

Introdução à Lógica - De agosto a novembro, quintas, das 18 às 1'9h30 ou sextas das 10 às 11h30

 

Atividades gratuitas

Grupo de estudos Filosofia Clínica e Educação - Sábado, 25 de novembro, das 16h30 às 18h30. Instituto Interseção - Rua Martinico Prado, 26 cj, 25 - Entrada Franca

Café Filosófico-Clínico - Toda primeira terça-feira do mês, das 19h30 às 21h30. Coordenação: Monica Aiub e Vilma Gebara - Espaço Cultural Alberico Rodrigues - Praça Benedito Calixto, 159 - Pinheiros - São Paulo - SP - Entrada Franca.

I Encontro de Filosofia Clínica do Instituto Interseção - Sábado, dia 18 de novembro, das 9 às 18 horas, na UNIBR- São Vicente.


 

Cursos realizados em 2016 e 2017

Filosofia Clínica como o exercício do filosofar - Profa. Dra. Monica Aiub - Sábado, 21 de outubro, das 9 às 16 horas, no Instituto Interseção

Reflexões sobre filosofia e medicina - Contribuições de Charles Sanders Peirce para a questão dos diagnósticos em clínica médica

Foucault e a filosofia clínica: a questão da verdade - Profa. Dra. Monica Aiub

Ortega y Gasset e o nosso tempo - Prof. Dr. José Maurício de Carvalho
Palestra de lançamento do livro Ortega y Gasset e o nosso tempo Palestra de lançamento do livro Minorias: da Sociedade de consumo à sociedade do convívioTranstornos mentais e filosofia clínica
Intencionalidade: uma abordagem a partir do Naturalismo Biológico de John Searle  Introdução à Filosofia da Mente
Por que utilizamos metáforas e como as significamos? Um estudo sobre o texto Expressão e Significado de John Searle
Filosofia Clínica e Educação
A intuição em Bergson A lógica dos diagramas e o pensamento diagramático
 Vivências em Filosofia Clínica
 Deleuze, filosofia e arte: Pensar e sentir a existência Causação mental: Corpo, pensamento e saúde


 Cursos realizados em 2015


Lógica Aristotélica: Um estudo sobre o texto Primeiros AnalíticosNietzsche e a Filosofia Clínica: A questão dos valores
Nietzsche e a Filosofia Clínica: É possível tornar-se?
O problema mente-cérebro: diálogos entre Filosofia da Mente e Filosofia da Neurociência
Introdução às Teorias da Mente
Canguilhem e o conceito de normalidade: um estudo epistemológico
Filosofia da Mente e Semótica: o pós-humano em questão
Tomada de decisão: fundamentos em filosofia, psicologia e neurociênciaFilosofia clínica e filosofia prática: aproximações e distinções
Filosofia Clínica para profissionais da saúdeFilosofia da Neurociência Filosofia da Mente  e Filosofia ClínicaFilosofia Clínica para professores
Introdução à LógicaConhecimento e autoconhecimento em Filosofia ClínicaIntrodução à FilosofiaMediação de LeituraNeuroeducação